A Importância da Pipa

A arte e a ciência de projetar, construir e empinar pipas envolve uma grande quantidade de conceitos matemáticos e físicos e, além disso, essa arte é utilizada como instrumento pedagógico para se ensinar artesanato, meteorologia, artes plásticas, comunicação visual, e até história e geografia.
A ciência das pipas faz perceber a velocidade do vento, sua direção e as mudanças que ocorrem com o passar das horas, a situação geográfica, e o tipo de pipa ideal para cada situação. É possível calcular a altura exata da pipa utilizando fórmulas matemáticas. Ao fazer uma pipa ganha-se habilidade manual. E ao tentar levantá-la, está aprendendo a força dos ventos, sabendo calcular a quantidade de linha necessária, o espaço necessário, e ainda por cima, estará praticando uma atividade física ao ar livre.

Fatos curiosos:
1 – Em 1752, o americano Benjamin Franklin empinou uma pipa numa tempestade para estudar fenômenos eletrostáticos. Ele teve a sorte de não morrer eletrocutado, porque outros que fizeram o mesmo morreram antes de explicar o fenômeno.
2 – Em 1896, o italiano Guglielmo Marconi usou uma pipa para realizar a primeira transmissão do telégrafo sem fio.
3 – Em 23 de outubro de 1906, o brasileiro Alberto Santos Dumont conseguiu voar com o primeiro aviao do mundo, batizado de 14 Bis, que foi baseado nos princípios da pipa em formato de caixa inventado pelo engenheiro Lawrence Hargrave, em 1882, na Austrália. Os irmãos Wright, que concorreram com Santos Dumont para serem os pioneiros da aviação, começaram em 1890 a fazer experiências com pipas e planadores. Conta-se que em 1903, portanto antes do brasileiro, os Wright conseguiram voar nos Estados Unidos. Porém, o aparelho dos americanos decolava a partir de uma rampa com trilhos e impulsionado por uma catapulta, detalhe que não atendia às normas estabelecidas na Europa, onde o aeroplano deveria voar por seus próprios meios. Além disso, o feito dos americanos não teve público para testemunhar. A dupla fez uma tentativa pública somente em 1908 na Europa, quando o brasileiro já estava consagrado.
4 – Em 1948, o engenheiro Francis Rogallo desenvolveu uma pipa flexível e foi contratado pela NASA para desenvolver um sistema de retorno seguro das cápsulas espaciais.
5 – Em 2003, o engenheiro brasileiro Ken Yamazato bateu o recorde pan-americano de maior pipa em área, empinando seu gigante “Tapete Mágico” de 481 m², no aeroporto de Maringá/PR.
6 – Desde então, Ken tem se dedicado à construção de uma outra pipa bem maior, de 1.225 m², que tentará manter no ar por 20 minutos seguidos, para constar no Guinness Book mundial como a maior pipa do mundo, superando o recorde atual de 950 m² que pertence aos kuaitianos. A tentativa será feita ainda este ano, e ele precisará contar com mais de 50 pessoas para levantar a “Mega Pipa” brasileira.

Share Button

6 thoughts on “A Importância da Pipa

  1. Sou cunhado do sr. Nivaldo, da Narciza Bambu, que fornece material para as suas pipas. Gostei das informações do seu site, e as divulgarei para os meus contatos. Aproveito para incentivar o sr. Ken Yamazato, no seu projeto de construir uma mega-pipa, e com isso divulgando uma atividade recreativa, e mantendo a tradição brasileira na conquista dos ares.

  2. Parabéns pelo site esclarecedor da atividade recreativa do levantamento de pipas. Incentivo o eng. Ken Yamazato a prosseguir no seu projeto da mega-pipa, e com isso colaborando para manter a tradição brasileira no domínio do mais pesado que o ar.

  3. Ola Sr. Ken, sou professora da educação infantil de MG, estou desenvolvendo um projeto sobre as curiosidades das Pipas, com meus alunos, nosso produto final será soltar pipas com meus alunos em um campo de futebol de nossa cidade. Em minhas pesquisas encontrei seu site e achei coisas interessantes! Vão contribuir com nosso projeto. vou mostrar seus site para minhas crianças. Parabéns! Guaxupé, 28/10/2014

  4. OLA EU GOSTARIA DE COMPRAR SEU LIVRO ENGENHEIRO DE PIPAS AONDE POSSO ENCONTRÁ-LO?

  5. GOSTARIA DE COMPRAR SEU LIVRO ENGENHEIRO DE PIPAS QUAL É O PREÇO? E AONDE POSSO ADQUIRI-LO?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Help

WordPress theme: Kippis 1.15