Ken Yamazato na TV Globo

Ken Yamazato é recordista sul-americano de maior quantidade de pipas numa só linha, com surpreendentes 3.344 pipas, uma atrás da outra, todas no ar. Há uma década, ele prepara uma mega-pipa para bater o recorde de maior pipa em área do mundo. As últimas tentativas foram feitas em Ilha Comprida, litoral de São Paulo.
Na matéria, Ken aparece ensinando as crianças. “Hoje é dia de…”, do programa “Como Será”, de Sandra Annenberg, da TV Globo exibida no dia 4 de julho de 2015. Entrevista de Alexandre Henderson.

Share Button

Tudo para dar certo e o tempo não ajudou

“Infelizmente, mais uma vez o tão esperado recorde teve que ser adiado em virtude do tempo que não colaborou;  mas a nossa estada na Ilha foi muito proveitosa, pois, conseguimos ajustar alguns itens importantes que até agora não tínhamos resolvido satisfatoriamente, como: a resistência da asa para manuseio e transporte, calibração dos tirantes e dos contra- tirantes, definição e ajuste de como empinar a cauda invertida, etc.

Só para ter uma ideia, o reforço da asa implicou num aumento de peso de 50 quilos, ou seja passou de 25 para 75 quilos. O peso total da mega-pipa passou a ser de 230 quilos.

Também houve um pequeno aumento de área útil no ar: passou de 1225 m2 para 1266 m2. Uma curiosidade adicional: a mega – pipa é tão grande que a sua sombra daria para abrigar toda a população da Ilha,  que tem menos de 10.000 habitantes.

Agradeço a todos que torceram pelo nosso êxito. Vamos descansar e preparar a próxima tentativa!”

Ken Yamazato

Share Button

Tudo pronto para o recorde mundial!

O engenheiro Ken Yamazato e sua equipe estão prontos para conquistar o recorde mundial de maior pipa. Nos testes, a megapipa, que foi reforçada, saiu-se muito bem. O problema é que tem chovido todas as tardes em Ilha Comprida, e a previsão é que virão mais chuvas até quinta-feira dia 19/3. Como é gigante, leva-se bastante tempo para levar para o campo e posicioná-la na direção certa do vento. Ken fará a última tentativa no domingo, dia 22/3. No dia seguinte fará a desmontagem. Venha você também ajudá-lo a conquistar esse recorde para o Brasil O local, hotéis e outras informações estão nos posts anteriores.

Share Button

Em busca do Recorde Mundial! Ken na Ilha Comprida

Teste com apenas uma parte da pipa

Teste com apenas uma parte da pipa

A partir do dia 5 de março de 2015, o engenheiro Ken Yamazato e sua equipe estarão na Cotolengo, Avenida Beira Mar, altura do 13.800, na Ilha Comprida, SP, para sua nova tentativa para conquistar para o Brasil o título de maior pipa em área do mundo!
No ar, a megapipa deverá ter 1225 m². No chão ela mede 1650 m²! O recorde mundial, registrado no World Guinness Book é a pipa de 950 m² no ar, dos kuaitianos*.
Quem tiver disponibilidade para ver a realização in loco e também dar uma força para a equipe do Ken, é só aparecer por lá. As tentativas serão feitas quase diariamente, mas como depende do tempo e do vento, não há como saber a data exata de quando isso acontecerá. O endereço e os locais de hospedagem, além da estrutura da pipa já estão em posts anteriores. É fácil arrumar hotéis na hora, pois se trata de baixa temporada. Ken e sua equipe deverão permanecer no local até o dia 25 de março.

*Foram registradas várias tentativas para quebrar esse recorde do Kuwait, que contou com o espaço enorme do deserto e uma verba oriunda do petróleo (quando era caro), em 2005. No ano passado, houve uma tentativa dos chineses, que levantaram uma pipa com formato de polvo. Apesar de terem divulgado um vídeo e alardearem serem os novos recordistas mundiais, não foi apresentada nenhuma prova de que o mesmo tenha ficado no ar por 20 minutos continuados (regra do Guinness), e mesmo as medidas em vôo não foram confirmadas. Tanto é que  o Guinness não registrou o fato e Kuwait continua detendo o título.

ken planta pipas

Share Button

Eventos do início de 2015

Dia 9 de janeiro de 2015 – Palestra sobre segurança e metodologia do revoar. SESC Interlagos, São Paulo.

Dia 13 de janeiro de 2015 – Palestra e workshop. Centro Brasileiro de Língua Japonesa, no Templo Nikkyoji, Chácara Klabin, São Paulo.

Dias 24 e 25 de janeiro de 2015 – Participação com pipas do evento Ilha Verão, em Ilha Comprida/SP.

Dias 5 a 24 de março de 2015 – Nova Tentativa de Recorde Mundial, em Ilha Comprida.

Share Button

Próximas Oficinas de Pipas Ken Yamazato 2014

Dias 7 e 8 de junho – Japan Matsuri de Osasco, na sede da ACENBO
Dias 4, 5 e 6 de julho – Festival do Japão, na Expo Center Imigrantes, São Paulo
Dias 5, 6 e 7 de setembro – 11º Londrina Matsuri – Festival de Londrina – Parque de Exposições Ney Braga.

Share Button

Oficina gratuita de Ken Yamazato no Museu do Futebol

futebol de papel
O engenheiro Ken Yamazato fará uma Oficina de Pipas gratuita, no dia 18 de abril de 2014, feriado, das 10h às 17h, no Museu do Futebol do Pacaembu. A oficina será no lado externo, junto à entrada do Museu.
Cada participante receberá um kit para confecção de sua própria pipa e a participação é livre para todas as idades. Os visitantes podem se inspirar na instalação “Plano-pipas 19”, do artista Marcelo Jácome, que integra a exposição Futebol de Papel. A oficina de pipas marca o último final de semana da exposição.
O que é futebol de papel? É uma exposição temporária dentro do Museu do Futebol. Os baús dos colecionadores foram abertos aos visitantes do museu. São cartas, fotografias, cartazes, gibis, álbuns, figurinhas, selos, cartões postais, ingressos de jogos, jornais e revistas, carteirinhas de clube, e muitos outros registros impressos que atestam a relação de afeto do brasileiro com o futebol.
Visite o site do Museu do Futebol!

Share Button

Festa de Pipas na USP no aniversário de São Paulo

No dia 25 de janeiro de 2014, o engenheiro de pipas Ken Yamazato realizou oficina de pipa para várias turmas, na Tenda Cultural Ortega y Gasset, na praça do Relógio, na Cidade Universitária de São Paulo. Ken explicou cuidadosamente aos participantes a importância da atividade ao ar livre com pipas e jamais utilizar cerol, que pode aleijar ou até matar uma pessoa. Além disso, o engenheiro citou algumas grandes invenções que se basearam na pipa, como o avião, e que a ciência continua utilizando-a para suas pesquisas. Outro ponto abordado foi a importância de cuidar do meio ambiente e jamais desperdiçar materiais. Como exemplo, ele mostrou suas pipas feitas com saquinhos de supermercado e lenços.

Após as oficinas, o engenheiro apresentou uma sessão de “Taichi Pipa Ken”, onde os exercícios de tai chi fluem acompanhados de uma pipa.

Share Button

Festa de Pipas na Cidade Universitária de São Paulo

Ken Yamazato e sua equipe estarão fazendo oficinas de pipa (aberto e gratuito para todas as idades) no dia 25 de janeiro de 2014, sábado, aniversário de São Paulo, a partir das 15 horas.

Haverá também a revoada de pipas com a presença de vários pipamodelistas e uma exposição incrível de pipas de diferentes formatos e tamanhos.

Ken também pretende fazer um show indoor com sua pipa, após o término das oficinas. Na sequência da programação, será exibido o filme “Lira Paulistana e a vanguarda paulista”, de Riba de Castro, de 97 min. às 19 horas, no espaço ao ar livre. Às 21 horas, no auditório haverá o show “Sampa Midnight – Anelis Assumpção”, da filha do cantor Itamar Assumpção em homenagem ao músico falecido em 2004. A promoção é da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo.Tenda_Cultural_Ortega_y_Gasset

Local: Tenda Cultural Ortega y Gasset – Praça do Relógio – Rua do Anfiteatro, s/n.Para quem vem pela av. Valdemar Ferreira, ela fica à direita, perto do MAM, Reitoria e Crusp.

Share Button

Rumo ao Recorde Mundial 2014

O engenheiro Ken Yamazato e sua equipe fará uma nova tentativa de levantar a maior pipa do mundo no mês de março***, a partir do dia 9, em Ilha Comprida. A estrutura da megapipa foi inteiramente reforçada para resistir às condições climáticas mais desfavoráveis, e lá vamos nós!
Quem tiver disponibilidade para ver a realização in loco e também dar uma força para a equipe do Ken, é só aparecer por lá. Falta confirmar a exata para a tentativa do recorde, mas o endereço e os locais de hospedagem, além da estrutura da pipa já estão em posts anteriores.
Medindo uma área de 6 quadras oficiais de tênis, a megapipa foi desenvolvida por Ken para quebrar o recorde atual dos kuaitianos. O projeto já está inscrito junto ao World Guinness Book, e para ser aprovado precisa ficar no ar por 20 minutos sem que nenhuma parte toque o chão.
No ar, a megapipa deverá ter 1225 m². No chão ela mede 1650 m²!

***A data da tentativa foi adiada em razão da agenda do espaço Cotolengo, onde a equipe monta sua base. Deveremos então aguardar o final da Copa do Mundo de Futebol, e marcar uma data de AGOSTO em diante. Pedimos a compreensão de todos que se prontificaram a ajudar. Contamos com a ajuda de todos!

Share Button
WordPress theme: Kippis 1.15